sábado, 14 de abril de 2012

Historia do Obento Japones e suas variadas formas de Apresentação


Ola pessual,estava vendo alguns sites sobre curiosidades do Japao e encontrei falando um pouco sobre o Obento Japones!Fiquei encantada com tanta criatividade e pelo Dom q os japoneses tem em fazer Arte com os alimentos!pq eh isso mesmo que eles fazem!E para as mamaes que estao aki ou ate mesmo no Brasil vou colocar varias ideias para q vcs façam para seus filhotes,pois tenho certeza q eles vao Adorar.Eu que ainda nw tenho os meus,vou praticando pra quando ele/ela chegar a Mamae aki estar especialista no assunto!!!rsss...








Historia dos Obentos

No século 3º, agricultores iam trabalhar levando almoço num pote feito de folhas de bambu. Nos idos de 1.500, apareceu o “obento bako” ou “caixa para obento”. Nessa fase, o “obento” era um traço da elite: famílias endinheiradas levavam seu lanche, decorado em belas caixas de madeira, para contemplar dois hits locais, as vermelhas folhas de momije e as rosa-claro de sakura, as cerejeiras. No final do século 19, ele se popularizou, impulsionado pela expansão ferroviária.
O país foi evoluindo e os obentos também. Nas últimas décadas do século passado, surgiram as caixas de alumínio e de plástico, ideais para o microondas. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e as extensas jornadas exigidas pelas empresas, a refeição pronta para levar e saborear ganhou a indústria e se tornou um símbolo do Japão moderno. O “obento” adorna supermercados, lojas de conveniência e barraquinhas no metrô, 24 horas por dia, todos os dias da semana.Além do seu aspecto tão bonito,os obentôs geralmente levam em conta o valor nutricional que é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato) .Hoje, a vida no arquipélago seria impensável sem ele. Pouca gente tem tempo para cozinhar e as casas e cozinhas no país são minúsculas. O obento é rápido, prático, saudável e eficaz: a cara do Japão.









Espero que com tantas ideias vcs façam ai em casa!!!Bom FDS pessual...e ate a proxima!!!!!beijosss


Obs:todas as fotinhos foram pegas no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário